Public Policy and Curriculum Guidelines on Higher Education of Journalism in Brazil
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARICHELLO, E. M. da R.; MARTINS, A. P. Trajetórias: memórias do curso de Comunicação Social da UFSM. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2005.
BELDA, F. R. Farol beltraniano para o ensino do jornalismo no Brasil. In: PEREIRA, C. J. et al. (Org.). Fortuna Crítica de José Marques de Melo. São Paulo: INTERCOM. 2013, pp.457-468.
BERGAMO, A.; MICK, J.; LIMA, S. (Coords.). Perfil do jornalista brasileiro - Características demográficas, políticas e do trabalho. Síntese dos principais resultados. UFSC/FENAJ, Florianópolis, 2012.
CIAPPINA, C. M. “De Escuela a Facultad: una historia política de la Facultad de Periodismo y Comunicación Social de La Plata (1934-1998)”. Improntas de la Comunicación y de la Historia, La Plata, 1 (1), junio-nov, 2015.
DEUZE, M.; WITSCHGE, T. Além, do jornalismo. Leituras do Jornalismo, Bauru, 2 (4), jan-julho, 2015.
FÁVERP, M. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, 28. Curitiba, 2015, pp. 17-36
França, V. V. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Revista Ciberlegenda, n 5. Rio de Janeiro, 2001.
França, V. V. Interações comunicativas: a matriz conceitual de G. H. Mead. In: Primo, Alex et. all. (Orgs.). Comunicação e interações. Porto Alegre: Sulina/Compós, 2008.
Marques de Melo, J. M. de. Contribuições para uma pedagogia da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1974.
Marques de Melo, J. M. de. Telemania, anestésico social. São Paulo: Loyola, 1981.
Marques de Melo, J. M. de. Comunicação: teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.
Marques de Melo, J. M. de. Comunicação: Direito à Informação. Campinas: Papirus, 1986.
Marques de Melo, J. M. de. Comunicação e modernidade: o ensino e a pesquisa nas escolas de comunicação. São Paulo: Loyola, 1991.
Marques de Melo, J. M. de. Teoria do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.
Marques de Melo, J. M. de. O campo da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.
Marques de Melo, J. M. de. Jornalismo: Compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.
Marques de Melo, J. M. de. Metamorfose da comunicação no século XXI. São Paulo: Intercom, 2011.
Marques de Melo, J. M. de; Fadul, A.; Lins da Silva, C. E. (Coord.). Ideologia e poder no ensino de comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes/Intercom, 1979.
Marques de Melo, J. M. de; Vidal, R.; Amaral, Eduardo (Orgs.). Metodologia do ensino de Jornalismo Luiz Beltrão. São Paulo: Intercom/EDUFU, 2012.
Meditsch, E.. Profissão derrotada, ciência não legitimada. Brazilian Journalism Research, 6 (1). Brasília, SBPJor, 2012.
Moura, C. P. de. O Curso de Comunicação Social no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
Silva, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BIBLIOTECA Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind
COMISSÃO Marques de Melo (2009). Relatório elaborado para o Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf
DIRETRIZES Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo (2009). Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação (Portaria Nº 203/2009). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf
ECO UFRJ (2013). Pequena história sobre a Escola de Comunicação da UFRJ. Disponível em: http://www.eco.ufrj.br/portal/news/historic/historic.html
EDITORA Abril (2013). Guia do Estudante 2013. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/?qu=jornalismo#
IBGE (2015). Estatísticas do Século XX Disponível em: http://seculoxx.ibge.gov.br/populacionais-sociais-politicas-e-culturais/busca-por-temas/populacao
IBGE (2015). Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010
MINISTÉRIO da Educação (2013). Portal e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ies
PARECER CNE/CES 492/2001. Conselho Nacional de Educação/Câmara Superior de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, DOU de 9/7/2001, Seção 1e, 2001, p.50.
PARECER homologado das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, Brasília, DOU de 12/9/2013, Seção 1, p.10.
RESOLUÇÃO CNE/CES 1/2013. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo (bacharelado). Brasília, DOU, 1°/10/2013, Seção 1, p.26.
Apontamentos
- Não há apontamentos.